Dores lombares podem ser hérnia de disco em surfistas

02/12/2013 18:48

No surf com o passar do tempo os movimentos bruscos e repentinos de troca de borda, torções de tronco, rasgadas e flexões exageradas (hiperflexão) dos joelhos nas manobras, devemos cuidar do fortalecimento de nossa musculatura esquelética.

Uma lesão comum a surfistas são as hérnias de disco na região lombar, uma lesão frequente entre surfistas e que em muitas vezes só é percebida em um estágio avançado da lesão, impossibilitando que o surfista vá para dentro do mar devido a fortes dores. Para entender a lesão abaixo segue informações importantes para prevenção e fortalecimento da região lombar.

O que é Hérnia de disco?

A hérnia de disco ocorre quando todo, ou parte, de um disco da coluna é forçado a atravessar uma parte mais fraca do disco. Isso gera pressão nos nervos vizinhos.

Os ossos (vértebras) da coluna vertebral protegem os nervos que se originam no cérebro e descem pelas costas formando a medula espinhal. As raízes dos nervos são nervos longos que se ramificam a partir da medula espinhal e saem da coluna vertebral entre cada vértebra.

 

Vértebras do corpo humano

Os ossos são separados por discos. Esses discos protegem a coluna vertebral e deixam espaço entre as vértebras. Os discos permitem que haja movimento entre as vértebras, o que permite a você se curvar ou se alongar.

 

Os discos separam as vértebras e protegem a coluna vertebral

·                     Esses discos podem sair do lugar (hérnia) ou se abrir (rompimento) por lesão ou esforço. Quando isso acontece, pode haver pressão nos nervos espinhais. Isso leva a dor, cãibras ou fraqueza.

·                     A hérnia de disco ocorre com mais frequência na parte inferior (região lombar) da coluna. Os discos do pescoço (cervicais) são afetados em uma porcentagem pequena dos casos. Os discos da parte superior e média das costas (torácicos) raramente estão envolvidos.

Fique atento á dores:

·                     Se há dormência ou perda de sensibilidade

·                     Seus reflexos musculares podem estar lentos ou ausentes

·                     Sua força muscular pode estar reduzida

·                     Atenção com sua postura ou a maneira como a sua coluna se curva

Um histórico e exame físico cuidadoso é quase sempre o primeiro passo para diagnosticar a hérnia de disco. Dependendo de onde você apresentar os sintomas, um médico examinará seu pescoço, ombros, braços e mãos ou a região lombar, quadris, pernas e pés.

 

Sintomas de Hérnia de disco

A dor lombar ou no pescoço pode ter sensações bem diferentes. Pode ser formigamento suave, dor surda ou dor com queimação ou pulsante. Em alguns casos, a dor é tão forte que você não consegue se mexer. Você também pode sentir dormência.

A dor da hérnia de disco ocorre mais frequentemente em um lado do corpo.

·                     Com uma hérnia de disco na região lombar, você poderá sentir uma dor aguda em uma parte da perna, quadril ou nádegas, e dormência em outras partes.

·                     Você também pode sentir dor ou dormência na parte posterior da panturrilha ou na planta do pé. Pode ainda haver fraqueza nessa mesma perna.

·                     Com uma hérnia de disco no pescoço, talvez você sinta dor ao mover o pescoço, dor profunda próxima à escápula, ou sobre ela, ou dor que se irradia para o braço, antebraço ou dedos (raramente). Você também pode sentir dormência nos ombros, cotovelo, antebraço e dedos.

A dor da hérnia de disco em geral começa gradualmente. Ela pode piorar:

·                     Depois de ficar em pé ou sentar

·                     Durante a noite

·                     Ao se dobrar para trás (hiperextensão lombar, que é a posição em que o surfista fica deitado na prancha ao remar).

Para fortalecer esta região o PREPARASURF dá a dica de uma série que pode ser feita por qualquer surfista para o fortalecimento lombar 

 

O projeto Preparasurf foi criado para atender todos os níveis e faixas etárias de praticantes de surf que não tem acesso constante a praia e consequentemente as ondas todos os dias, proporcionando assim condições de manter os surfistas sempre preparados fisicamente para os dias de surf.

Agende sua sessão de treino e esteja preparado para quando o swell entrar!

Apoio HURLEY, Hot Buttered, Freestyle Watches e Nias Tour"

Voltar

Contato

Preparasurf - Preparação Física para Surfistas

(11)99626-2133

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode