DORES NAS COSTAS

04/11/2014 13:52

Dores nas costas podem arruinar seu surf

Dores nas costas de surfistas são relativamente comuns com o passar dos anos.

Dores nas costas e surf não se misturam. Há muito movimento da coluna vertebral durante a dinâmica de uma sessão de surf, o que é muito fácil de sobrecarregar a coluna, e quando isso acontece, existe uma influência direta na performance e desempenho do surfista.

Aqui o Preparasurf dá algumas sugestões para que se possa trabalhar, para combater algumas dores nas costas. 

Um ponto a se observar é a existência de patologias específicas da coluna vertebral, como hérnias, desvios posturais acentuados, fraturas, etc. Nestes casos é necessário perguntar a um profissional de saúde sobre o uso de um programa de treinamento. Mas para a maioria dos surfistas que lidam com alguma rigidez e dores, isso é uma coisa relacionada a fadiga e horas de esforço físico.

O ponto que todo surfista deve observar é a redução da compressão através da coluna lombar, especificamente na hiperextensão onde há maior forças compressiva. Isso ocorre devido a posição de remada do surfista

Alongue (soltando todos os tecidos que estão envolvidos nessa posição de extensão de compressão), após uma sessão de surfe procure soltar toda a musculatura posterior para sentir-se bem.

Uma boa opção de soltura é o rolo para trás, conforme a figura abaixo:

 

Faça essa prática, pelo menos 2 vezes por semana durante 3x1minuto

Em seguida relaxe toda musculatura dorsal e dos glúteos abraçando os joelhos por pelo menos 30 segundos de cada lado

Com esta série de movimentos e alguns alongamentos, o surfista estará apenas reposicionando os músculos que tendem a ficar tensos depois de algum treinamento ou uma sessão de surf pesado. É também recomendado, principalmente para os surfistas de final de semana que soltem a musculatura das costas pelo menos duas vezes por semana, e para isso não é necessário aderir a nenhum programa de treinamento especifico, podendo fazer a pratica assistindo um pouco de TV ou algo assim, por exemplo. Mantenha-se solto, cuidar do seu corpo, é a única maneira de não tem que perder tempo de surf, devido a algumas lesões desnecessárias.

A falta de ondas e longos períodos fora da água podem interferir em todo o processo de formação para construir um corpo, flexível e forte para surfar no seu melhor. 

 

O projeto Preparasurf conta com o apoio da HB – Hot Buttered, Rusty, Freestyle Watches e Nias Tour.

Esteja preparado para quando o swell entrar!

Voltar

Contato

Preparasurf - Preparação Física para Surfistas

(11)99626-2133

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode