FLEXIBILIDADE E LESÕES

18/02/2014 17:06

Surfistas com pouca flexibilidade e pouca amplitude de movimentos, comprometem a sua capacidade de subir na prancha e iniciar o drop no tempo certo da onda. Isso também significa que o surfista vai ter problemas com a mecânica da coluna vertebral limitando a rotação do tronco nas manobras.

Explicando melhor, o surfista terá dificuldades de girar o tronco e os quadris em uma curva ou um botton sem compensar com os quadris e joelhos causando tensões musculares e entorses.

De acordo com um estudo recente da Universidade de Brown , 55% das lesões no surf ocorrem nas manobras, durante a sessão de surf e somente 12% das lesões ocorrem devido a choques entre surfistas e acidentes com a prancha. Só mais um lembrete para nunca cair dentro das estatísticas.  Aproximadamente 12% de todas as lesões de surf relacionados ao Departamento de Medicina de Emergência EUA, veio de entorses e distensões ( Am J Emerg Med 2002 ; maio . 20 (3) :155 - 60 Surf lesões; . Nathanson a, Haynes P, Galanis D.; Departamento de Medicina de Emergência no Hospital Rhode Island , da Universidade Brown , Providence, RI 02903 , EUA).

Outro estudo australiano mais recente cita de todas as lesões que ocorrem:

·         28,6% a partir de entorses,

·         10,7% das luxações,

·         Fraturas compreendem 8,9%%,

·         E uma série de relatórios de longo prazo, principalmente articulações instáveis ​​/ rígidas ou dolorosas. Mais uma vez, ocorrendo principalmente na parte inferior do corpo, como o quadril / joelho / tornozelo / parte inferior das costas.

(J Med Sci Esporte 2004 Dez;. 7 (4) :429-37 ; . Lesão aguda e incapacidade crônica resultante de passeios a prancha ; . Taylor DM , Bennett D , Carter M, Garewal D, Finch CF ; Emergency Medicine Research , Royal Melbourne Hospital , Victoria , Austrália).

Apenas aumentar a capacidade da coluna em flexionar, estender e girar com exercícios de flexibilidade, leva de forma mais eficiente um beneficio significativo, aliviando e tirando pressão dos joelhos e quadris do surfista, distribuindo e dissipando de forma mais eficaz a pressão das manobras em todo corpo (cadeia cinética).

Se o surfista tiver a amplitude do ombro limitada e pouca rotação na escápula (por exemplo), isso levará a lesões por esforço repetitivo de ombro do manguito rotador. Isto não é apenas causado pela má técnica da remada, mas também pela mecânica pobre da articulação. Muitos surfistas se queixam de lesões do ombro (manguito rotador), levando há muitas semanas e às vezes meses para fora da água.

Muitos surfistas recebem tratamento no ombro. Porem muitas vezes o problema não é o ombro, esta é apenas a parte que está com a dor. Muitos terapeutas passam a maior parte de seu tempo lidando com a parte que dói, mas no surf a origem do problema pode estar em outro lugar e nem todos eles procuram a causa de modo que o ombro nunca fica melhor.

No surf estas lesões podem ser um sinal de que você tem uma restrição (pouca flexibilidade) em outro lugar que precisa ser corrigido. O local da dor muitas vezes é apenas onde você tem que compensar.

O primeiro passo é identificar onde estão as restrições e lidar com elas. Muitas vezes, isso requer uma avaliação detalhada.

Exercícios de flexibilidade alongam os fusos musculares, o que significa que, quando o sistema nervoso envolve reflexos nos movimentos , o surfista terá uma resposta mais rápida em seus movimentos. Evitando assim lesões e má performance!

 

O projeto PREPARASURF conta com o apoio das marcas HB – Hot Buttered, Rusty, Freestyle Watches e Nias Tour. Esteja preparado para quando o swell entrar.

Voltar

Contato

Preparasurf - Preparação Física para Surfistas

(11)99626-2133

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode