Fortaleça seu ombro e melhore sua remada

31/10/2013 10:28

No surfe uma articulação muito exigida devido às remadas prolongadas é o ombro.

Sabe-se que o movimento da remada feito repetidamente causando atrito e posterior degeneração ocorre durante a elevação anterior do braço, ocorrendo contra superfície inferior do acrômio. Alguns autores descrevem três fases clínicas:

- Fase I: abaixo dos 25 anos, ocorrendo dor aguda após esforço prolongado. Nesta fase há edema e hemorragia em nível de bursas e tendões;

- Fase II: entre 25 e 40 anos de idade e já começa fibrose e espessamento da bursa subacromial, além da tendinite. Paciente queixa de dor noturna e após atividades. Pode ocorrer ruptura parcial do manguito rotador;

- Fase III: acima dos 40 anos. Paciente apresenta dor contínua com perda da força de mobilização devido à ruptura completa de um ou vários tendões.

Fatores de risco / prevenção

A síndrome do impacto é comum tanto em surfistas jovens como em surfistas mais velhos. A dor também pode ser resultado de um pequeno trauma, como por exemplo, um “puxão” do braço quando tomamos uma vaca e tentamos segurar a prancha ou até mesmo sem causa aparente.

Sintomas: Os sintomas iniciais podem ser leves. Normalmente surfistas não procuram auxilio nas fases iniciais.

1.                   Deve-se estar atento a dores leves que estão presentes tanto na atividade quanto no repouso.

2.                   Pode haver dor que vai da parte frontal até a lateral do braço.

3.                   Pode haver dor súbita ao levantar o braço.

Quando há progressão do quadro, pode ocorrer dor à noite, ocorre perda de força e de movimentos, dificuldade de colocar o braço atrás do corpo, para vestir-se. Em casos avançados, a perda de movimento pode progredir para um “ombro congelado”. Nas bursites agudas, o ombro pode estar com dor intensa. Todos os movimentos podem estar limitados e doloridos.

Abaixo segue a dica do Preparasurf para uma serie de exercícios simples com elásticos que podem ser feitos para fortalecimento dos ombros

 

   

 

A melhor forma de prevenir é detectar e tratar a patologia no seu início, quando é reversível. Sabe-se hoje que a boa força muscular é fundamental para a função normal do ombro. Também é indispensável tratar outras patologias, tais como instabilidades, retrações e desequilíbrios musculares, que possam levar à lesão secundária do manguito. 

O projeto Preparasurf foi criado para atender todas as classes e faixas etárias praticantes de surf que não tem acesso constante a praia e consequentemente as ondas todos os dias, proporcionando assim condições de manter os surfistas sempre preparados fisicamente para os dias de surf.

Para saber mais entre em contato no email preparasurf@yahoo.com.br

Apoio HURLEY, Hot Buttered, Freestyle Watches e Nias Tour"

Voltar

Contato

Preparasurf - Preparação Física para Surfistas

(11)99626-2133

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode