HIPEREXTENSÃO CERVICAL

10/02/2014 16:51

Hiperextensão Cervical

O surfe é um esporte em que o atleta esta sempre dentro de um equilíbrio dinâmico, apoiado sobre a prancha que desliza sobre a onda modificando constantemente a posição do centro de gravidade do conjunto surfista/prancha. Contudo é na remada que consistem de hiperextensão das colunas cervical e lombar, alem de movimentos alternados, repetitivos e de grande intensidade de adução e rotação interna das cinturas escapular (ombro).

Com todas essas combinações de movimentos explosivos, compressivos e repetitivos, mais a posição de remada por horas, torna-se inevitável os encurtamentos musculares, tensões e dores principalmente da cadeia posterior, bem como, sobrecarga das estruturas ósseas da coluna afetando nervos, discos e ligamentos intervertebrais.

A dica do Preparasurf de hoje é uma serie de exercícios simples que poderão ajudar-lhe a melhorar a remada deixando a musculatura posterior do surfista mais resistente, facilitando os movimentos de remada.

Problema:

Ao permanecermos deitados sobre a prancha com o pescoço esticado (hiperextensão) criamos uma pressão média nas vértebras cervicais, isso depois de alguns minutos na água pode tornar o surf algo quase impraticável se não estiver fortalecido o suficiente. Em longo prazo esta postura poderá render ao surfista uma hérnia de disco e alguns outros problemas.

A solução e aumentar a mobilidade do pescoço e do ombro com exercícios para fortalecer a parte de trás da musculatura do surfista com exercícios na parte superior do corpo.

Treino: Três vezes por semana, duas séries:

10x - saudações ao sol

Dois minutos de alongamentos no peito

10x - burpees

10x – remadas com elásticos

 

O projeto PREPARASURF conta com o apoio das marcas HB – Hot Buttered, Freestyle Watches e Nias Tour. Esteja preparado para quando o swell entrar.

Voltar

Contato

Preparasurf - Preparação Física para Surfistas

(11)99626-2133

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode