HIPOTERMIA E O SURF

13/03/2014 15:10

As ondulações de outono /inverno estão chegando e com elas a temperatura da água cai causando um mal frequente no surfista: A hipotermia

Sabemos que todos os surfistas devem se proteger nesta época usando suas roupas de borracha (wetsuit)

 Infelizmente, nem todos se protegem adequadamente e muitos podem sofrer as consequências. Quando expostos a temperaturas de água fria perdemos a velocidade nos movimentos, temos dificuldade de raciocínio rápido e nossos reflexos ficam prejudicados interferindo na performance dentro da água.

Quando o corpo perde calor mais rápido do que ele pode repor o resultado é a hipotermia. Seu cérebro e órgãos vitais precisam ser mantidos na temperatura correta para o bom funcionamento, principalmente o cérebro. A temperatura corporal normalmente gira em torno de 37 graus, podemos iniciar um processo de hipotermia quando a temperatura corporal começa a ficar abaixo de 35 graus. A hipotermia ocorre quando temperatura do corpo cai abaixo de 31 graus.

Quando corpo do surfista experimenta a perda de calor a uma taxa que excede a sua capacidade de reposição, várias funções de defesas automáticas são acionadas. Isto pode acontecer rapidamente após uma sessão de surf se o surfista não procurar se aquecer assim que sair da água ou pode ocorrer durante um longo período de tempo no mar quando se está vestindo roupas inadequadas para a temperatura da água.

As primeiras respostas automáticas para este tipo de exposição ao frio são comuns e muitos dos surfistas podem perceber rapidamente. O fluxo de sangue para as extremidades do corpo é diminuído, deixando as mãos, pés, braços e pernas com menor fluxo, em alguns graus provocando dores. Isso acontece para manter os órgãos vitais mais quentes.

As partes vitais do corpo são: cabeça, pescoço e tronco. O corpo faz isso automaticamente para impedir que o sangue que flui em suas extremidades, permita a perda de calor nos órgão responsável pelo funcionamento do organismo, mantendo-os a uma temperatura adequada. A outra resposta é o tremor.

A perda da amplitude dos movimentos é também uma reação automática para o frio. É uma forma do corpo de criar mais calor através da “economia” dos movimentos. Quando os músculos se contraem, perde combustível, na forma de calorias e o calor é consumido.

O primeiro sinal visível de que está iniciando um quadro de hipotermia será o tremor. Em seguida sentirá o resfriamento das extremidades, depois há a perda de coordenação.

Assim que sentir qualquer sinal de hipotermia, o surfista deverá tomar medidas para evitar o resfriamento parando e aquecendo-se.

Caso não interrompa o processo a hipotermia irá avançar.

Os sintomas posteriores irão indicar uma condição de piora.

O surfista poderá parecer um pouco embriagado com a fala arrastada ou falha, haverá a perda de destreza evidenciada pela dificuldade remar, vai apresentar desorientação, comportamento irracional ou apatia.

Um surfista sofrendo de hipotermia pode tomar decisões erradas ou agir de forma confusa colocando sua vida em risco no mar. Isto é causado pelo cérebro estar operando à temperatura inadequada. Estes sinais devem indicar a necessidade de uma ação imediata para aquecer o corpo caso contrario a hipotermia poderá afetar o sistema cardíaco (coração) e respiratório (pulmões ) causando consequências irreversíveis.

 

Os treinos do Preparasurf contam com o apoio da HB - Hot Buterred, Rusty, Freestyle Watches e Nias Tour 

Esteja preparado para quando o swell entrar! 

Agende hoje mesmo um treino experimental

Voltar

Contato

Preparasurf - Preparação Física para Surfistas

(11)99626-2133

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode