ISOMETRIA E REMADA

03/04/2014 17:16

Treinos isométricos

Isometria é a técnica de fazer uma contração muscular que não gere movimento.

Existem dois tipos de contrações isometrias:

1- Resistir a uma carga
Onde você tem uma resistência em uma determinada angulação.
2- Superar uma carga
Onde você tenta realizar o movimento mesmo sabendo que ele não irá se mover.

No surf podemos usufruir de algumas vantagens da isometria

- Estímulos isométricos trabalham mais unidades motoras, o que é ótimo para ganhos de força e melhora a eficiência dos movimentos dentro da água.
- Existe pouco ou nenhum desgaste articular. O que é muito bom, uma vez que dentro da água o surfista já tem suas articulações muito exigidas devido aos movimentos repetitivos do surf, como por exemplo, na remada.

 

Na remada, podemos realizar exercícios em pranchas de equilíbrio para desenvolver a força e resistência do surfista. Melhorando e estabilização do ombro e a força do centro de gravidade corporal (CORE) altamente requisitada no surf.

 

O trabalho de isometria e equilíbrio em pranchas fora da água (figura), melhora a força dos músculos eretores da coluna e membros superiores como os peitorais, tríceps e estabilizadores do ombro, melhorando desta forma a resistência e potencia da remada, onde força e potencia trabalham juntas evitando desta forma fadiga e lesões provenientes da ação dos movimentos repetitivos das remadas específicas do surf.

Para os menos experientes o trabalho de isometria pode começar em uma superfície estável, posteriormente passando a ser feito em uma prancha de equilíbrio.

Para melhorar a força e potencia da remada o trabalho de isometria deve ser feito em series de 30 segundos com intervalos de 15 segundos.

O projeto Preparasurf conta com o apoio da HB – Hot Buttered, Rusty, Freestyle Watches e Nias Tour.

Esteja preparado para quando o swell entrar! Entre em contato hoje mesmo e agende seu treino.

Voltar

Contato

Preparasurf - Preparação Física para Surfistas

(11)99626-2133

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode