ONDAS GRANDES E RESPIRAÇÃO

18/03/2014 14:59

As ondulações de outono /inverno estão chegando e com elas devemos aumentar a capacidade de respiração

Todos os surfistas devem se preparar para esta época para sua própria segurança

Surfando ondas maiores, o surfista precisa de métodos de treinamentos que possa ajudar a enfrentar a fúria dos oceanos. Com ondas maiores do outono/ inverno é o momento perfeito para fortalecer a resistência de força, capacidade pulmonar, e flexibilidade para lidar com ondas grandes.  Abaixo segue as dicas de três técnicas para ajudar o surfista .

Técnica 1: A respiração diafragmática

Esta é uma técnica de respiração praticada no Yoga ou “Pranayama”. Esta técnica aumenta a elasticidade e a resistência do diafragma, o músculo involuntário responsável pela respiração.

Sentado em uma posição confortável, inspire o ar pelo nariz e em seguida expire (também pelo nariz) contraindo o abdômen e o esvaziando até que não haja mais ar.

Repita esta respiração sucessivamente

Comece aos poucos lentamente e aumente gradualmente a sua tolerância e velocidade.

Técnica 2: Prancha com apoios

Este é um exercício de força do CORE . É ótimo para fortalecer os músculos abdominais e espinhais profundos ao mesmo tempo, fornecendo suporte para a região lombar muito exigida nas longas remadas em um surf maior, fortalecendo o Power para o seu surf:

 

Slide1.JPG (46542)

Comece em uma posição ajoelhada de 4 apoios (na sua mão e joelhos). Contraia os músculos abdominais “levando” o seu umbigo em direção a sua coluna.

Coloque os cotovelos diretamente abaixo de seus ombros, estenda as pernas e tire os joelhos do chão ficando em uma posição reta. Mantenha os ombros longe das orelhas, e manter seus músculos abdominais ativados em 100%. Sua posição deve ser plana, evite arquear a lombar.

Expire para ativar sua musculatura dos glúteos e levante a perna direita em linha reta fora do chão na altura do quadril. É essencial que os quadris e parte inferior das costas permaneçam fortes e planos, não arqueando. Mantenha o abdômen contraído.

Inspire voltar a perna direita no chão, expire para repetir com a perna esquerda.

Repita 10 vezes em cada perna, dependendo do seu nível de força.

NOTA: Se você sentir qualquer dor lombar durante a realização deste exercício pare imediatamente.

Técnica 3: Remada e apneia

Especificidade: Com a finalidade de recriar o padrão motor exato que o surfista deverá melhorar e encontrar uma maneira de sobrecarregá-lo. Veremos como aplicar esse princípio muito requerido no treinamento de ondas grandes:

Iniciar em uma extremidade de uma praia sem ondas, pequena baia ou piscina.  Após o devido aquecimento remar para outra extremidade.

Comece lentamente (por 2 minutos) e em seguida comece a remar em intensidade de 75-100% por 2 minutos, desça da prancha (sem tirar o leach) e nade debaixo d'água por tanto tempo quanto puder. Volte para cima da prancha e repita, sem descanso 5 vezes . Descanse por 2 a 3 minutos e repita esse ciclo três vezes.

O projeto Preparasurf conta com o apoio da HB – Hot Buttered, Rusty, Freestyle Watches e Nias Tour.

Esteja preparado para quando o swell entrar!

Para saber mais, entre em contato no email preparasurf@yahoo.com.br

Voltar

Contato

Preparasurf - Preparação Física para Surfistas

(11)99626-2133

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode