PREPARADO PARA SUA PRÓXIMA SURF TRIP?

07/07/2015 09:04

O período que antecede uma Surf Trip para qualquer surfista é de muita ansiedade, principalmente se o destino for aquele lugar paradisíaco e com altas ondas, bem diferente e melhor do que aquele point em que se está acostumado.

 

E com essa ansiedade vem toda a preparação: pranchas, equipamentos, máquina fotográfica, previsão das ondas no pico, etc.

Provavelmente o surfista irá surfar mais horas do que está acostumado, fará mais sessões no mesmo dia e remará mais. Sendo assim sua preparação deverá ser tão importante como a preparação de um bom equipamento, do contrário a viagem poderá ser uma roubada.

 

Então prepara-se para trip.

Tudo começa com a alimentação. O combustível que o surfista está colocando em seu corpo durante esta preparação determina a forma como se sente e quão duro poderá treinar para a viagem. Se 50% da dieta consiste de alimentos naturais e ricos em água, como frutas, legumes e brotos e os outros 50% é proteína magra e carboidratos complexos, o surfista estará no caminho para se sentir ótimo e executar uma melhor performance.

1-      A força do CORE (núcleo) é essencial. Quanto mais desenvolvido o seu CORE (centro de gravidade do corpo), melhor o surfista será capaz de girar os quadris para um bottom turn, um cutback e outras manobras, lidar com uma onda grande, atravessar uma arrebentação e remar para fora no line-up. Em quase todos os movimentos do surf, os abdominais são direta ou indiretamente exigidos.

 

2-      Aumente o poder de remada. Todos sabemos que um surfista passa a maior parte do tempo na água remando. Muitas vezes, isso acontece ao atravessar uma arrebentação ou especialmente se for pego pela série. Não só para o prazer, mas, principalmente, para a segurança, o surfista precisa ser capaz de remar para fora dessas situações difíceis com velocidade.

 

3-      Como aumentar o poder da remada. Exercícios eficazes de remada vão fortalecer ombros, costas, braços e CORE e melhorar a resistência para desenvolver uma remada forte. Com esse nível de aptidão, terá certeza de que vai se divertir, mesmo em condições difíceis. Exemplos de tais exercícios são a natação livre, remadas laterais, barra fixa e puxadas verticais.

 

4-      Treinamento cardiovascular e pesos aumentam a resistência muscular.  O treinamento para um esporte tão dinâmico como o surf, requer como sua prioridade número 1 ser capaz de reagir às condições de mudança e ser capaz de gerar explosões rápidas de energia. Inúmeras horas correndo ou na esteira não vão potencializar a resistência e força que um surfista precisa em água.

Como chegar realmente em forma, com 20 a 30 minutos por dia? O treinamento de cardio de alta intensidade e musculação tem três vantagens: Constrói a força total do corpo e resistência, economiza tempo (treinos são mais curtos e mais eficiente) e aumenta o gasto calórico.

A chave para resultados com alta intensidade como o Cardio Training é que não há um repouso completo. Entre cada exercício, se faz uma outra forma de exercício resistido mais leve. 

Por exemplo: 5 x 30 segundos correndo em 80% da capacidade máxima com 5 x 20 saltos sobre a caixa. (Pliometria)

 

5-      O surfista não precisa de “músculos”, precisa de força funcional.  A diferença entre os dois é a sua funcionalidade na vida real: a execução de uma rosca bíceps ou levantar uma carga recorde no supino pode ser bom dentro da academia, mas como surfista deve-se predominantemente conduzir os treinamentos para mobilidade dentro da água. Exercícios funcionais melhoram a estabilidade e incluem uma série de movimentos de rotação, incorporando um número de grupos musculares e articulações ao mesmo tempo e dando o poder explosivo necessário. No corpo, nada funciona isoladamente. Tudo está conectado.

 

6-      Concentre-se em resistência muscular, e não volume.  Músculos muito fortes e volumosos não necessariamente dão a resistência muscular, que é necessário para um dia longo nas ondas. O surfista, deve estar preparado para longas remadas através da arrebentação, ter explosão e velocidade para o drop. Para este tipo de atividade, o tamanho e espessura do bíceps ou o quanto consegue levantar de peso, pode ser irrelevante.

 

7-      Realize exercícios simples com o peso corporal.  Muitas pessoas estão sob a falsa suposição de que elas precisam de equipamentos e máquinas de alta tecnologia para desenvolver o seu potencial corporal. Isso não poderia estar mais longe da verdade. A maior parte deste mito tem sido desenvolvido ao longo do tempo devido ao marketing, e, portanto, exercícios com o peso corporal se tornaram extremamente negligenciado por nossa cultura atual. Exercícios com o peso corporal contribuem diretamente para o movimento do surf, melhor do que equipamentos em sala de musculação de alta tecnologia. Estabeleça uma rotina com exercícios de peso corporal, com as variações de pranchas, flexões, agachamentos, etc. Explorando equipamentos como: uma fitball, elásticos, BOSU e rolo de espuma.

 

8-      Importância do pré e pós-treino. Um programa de exercícios deve começar com no mínimo 3 minutos de aquecimento (pular corda, giros de braços, corrida leve, etc.) antes de começar, seguido de uma rotina de alongamento dinâmico para aumentar a flexibilidade e mobilidade global antes e depois de cada sessão de treino.

O projeto Preparasurf conta com o apoio da HB – Hot Buttered, Rusty,  e Nias Tour.

Esteja preparado para quando o swell entrar!

Voltar

Contato

Preparasurf - Preparação Física para Surfistas

(11)99626-2133

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode