Problemas mais comuns entre surfistas

10/11/2013 19:40

O surf é um esporte completo, melhora tanto a capacidade aeróbia quanto à anaeróbia, fortalece tônus muscular, aumenta o VO2 (aproveitamento de oxigênio), aumenta a capacidade de reflexos e habilidades motoras, condiciona físico e psicologicamente e consome calorias. Tanto benefício nos leva a entender porque o surf é um esporte tão contagiante, não precisa ser surfista para achar um espetáculo á parte o balé sobre as ondas.

Toda essa integração - homem x natureza – tem um preço. A natureza é perfeita em suas formas e maneiras de evolução, tem força própria e poder de criação e destruição, e para que possamos conviver com essa maravilha precisamos respeitar as forças da natureza e aprender a entender como ela funciona, para poder dominar suas ondulações.

Dependemos do nosso corpo para surfar, força na musculatura, articulações bem protegidas e elasticidade são quesitos básicos para um bom desempenho. Os movimentos repetitivos do surf, com o passar dos dias vão se tornando uma sobrecarga para o nosso corpo, proporcionando um desgaste dos tecidos cartilaginosos e enfraquecendo tendões e ligamentos, tudo isso somado a ação de nosso envelhecimento, pode abreviar ou aproximar a aposentadoria do mais fascinado surfista.

Propriedades como ombros, joelhos e coluna são as mais exigidas na prática do surf. Devemos ter um cuidado especial para que possamos continuar surfando enquanto nossa mente puder imaginar.

Devido à ação repetitiva da remada ao longo do tempo, vai-se criando um desgaste nas articulações do ombro, causando mais frequentemente a tendinite, uma inflamação da cápsula articular onde os tendões são mais atingidos, impossibilitando que os movimentos de rotação do ombro, envolvidos nas remadas se estendam por muito tempo e provocando fortes dores no ombro. Com os movimentos bruscos e repentinos de troca de borda, torções de tronco, rasgadas e flexões exageradas (hiperflexão) dos joelhos nas manobras, todo surfista deve cuidar do fortalecimento da musculatura esquelética.

Problemas mais comuns entre surfistas:

ü  Otites,

ü  Tendinites,

ü  Hérnias de disco

ü  Frouxidão ligamentar,

ü  Ruptura de tendões,

ü  Problemas pulmonares (proveniente de hipotermia).

Trabalhos específicos para o surf e alongamento tem surtido um excelente efeito na prevenção de lesões, hoje já está comprovado que o fortalecimento neuro muscular prepara e dá suporte para á pratica do surf assim como em qualquer outro esporte que dependa de destreza de movimentos.

O projeto Preparasurf foi criado para atender todos os níveis e faixas etárias de praticantes de surf que não tem acesso constante a praia e consequentemente as ondas todos os dias, proporcionando assim condições de manter os surfistas sempre preparados fisicamente para os dias de surf.

Esteja preparado para quando o swell entrar!

Para saber mais entre em contato no email preparasurf@yahoo.com.br

Apoio HURLEY, Hot Buttered, Freestyle Watches e Nias Tour"

Voltar

Contato

Preparasurf - Preparação Física para Surfistas

(11)99626-2133

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode