ROTAÇÃO DO TRONCO

29/01/2014 10:35

Rotação de tronco

Uma das maiores exigências do surf é a rotação de tronco, durante uma sessão de surf o corpo do surfista fica o tempo todo em rotação, seja para uma curva ou uma manobra de aceleração na parede da onda.

Essa posição requer que o surfista tenha todos os músculos do tronco muito bem fortalecido para que não haja lesões e problemas como hérnias e contraturas. Isso ocorre muitas vezes por falta de um fortalecimento especifico da região conhecida como CORE formada pela musculatura da região abdominal, pélvis e eretores da coluna, também responsável em grande parte da sessão de surf pelo equilíbrio do surfista e domínio motor.

Podemos fortalecer essa musculatura com exercícios de rotação de tronco dinâmico através de movimentos repetitivos para ambos os lados com borracha, o trabalho consiste em simular os movimentos feitos dentro da água com fluidez e cadencia, sem priorizar a força bruta.

Abaixo as figuras 1 e 2 ilustram um exercício básico para este fundamento do surf.

Figura 1

Figura 2

Este trabalho de rotação deve ser realizado de forma continua e cadenciado durante 1 minuto para ambos os lados fortalecendo assim toda musculatura CORE e deixando o surfista fortalecido para as sessões de surf, melhorando seu desempenho nas curvas e manobras.

Agende hoje mesmo seu treino com o Preparasurf e esteja preparado para quando o swell entrar!

O projeto PREPARASURF conta com o apoio das marcas HB – Hot Buttered, Freestyle Watches e Nias Tour. Esteja preparado para quando o swell entrar.

Voltar

Contato

Preparasurf - Preparação Física para Surfistas

(11)99626-2133

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode