PREVINA LESÕES NO SURFE

26/05/2014 18:14

As lesões no surfe são mais comuns nos dias de hoje, devido a uma série de razões. O surf moderno e as manobras atuais estão exigindo corpos mais rápidos e com mais rotações e força do que nunca. Estas rotações e o impacto dos movimentos repetitivos colocam uma pressão enorme sobre os tecidos conjuntivo e das articulações de qualquer surfista. 

Ao mesmo tempo, uma geração mais velha de surfistas sofre com uma alta incidência de desafios relacionados com o stress e responsabilidades do dia-a-dia que contribuem para mais problemas musculoesqueléticos.

A boa notícia é que, com um correto programa de treinamento todo surfista pode alinhar e fortalecer seu corpo para mantê-lo na água. Basta lembrar no entanto, que pequenas lesões podem surgir e, eventualmente, levar a problemas maiores e dolorosos. A dor é um sinal, aprenda a respeitá-la, ela é o sinal do corpo informando que é preciso ir procurar ajuda. Infelizmente muitos surfistas não respeitam o sinal da dor logo no início, e continuam com o seu surf.

 

Muitos surfistas acreditam estar se preparando adequadamente apenas fazendo um simples programa de ginástica ou alguma luta. Treinamento especifico para o surf significa muito mais do que apenas exercitar-se para melhorar o condicionamento físico geral. 

Optar por fazer um programa de exercícios específicos para o surf para fortalecer o corpo e de maneira correta por sua vez vai impactar diretamente na confiança do surfista. Se o objetivo é melhorar o surf e aptidão para pegar mais ondas e surfar por muito tempo, o recomendado é ficar fora da zona de conforto e trabalhar novas técnicas.

 

Em um programa de treinamento especifico, o surfista poderá superar ou mesmo evitar muitas das lesões associadas com os movimentos do surf. 

O primeiro passo é obter consciência corporal, isso pode significar trabalhar com um treinador profissional.

Em seguida, concentrar-se nos seguintes princípios durante o seu surf treino.

1) Flexibilidade: Encontre áreas em seu corpo que são pouco flexíveis. É típico de muitos surfistas ter flexores encurtados: quadril, isquiotibiais, panturrilhas, peito, costas e musculatura do pescoço. Isso requer alongamento mantenha o foco trabalhando essas áreas em seu corpo.

2) Amplitude: Muitos surfistas esquecem que a amplitude nos movimentos é muito importante para garantir que músculos e articulações trabalhem sistematicamente na sequência correta. Movimentos com amplitude pode ajudar a preparar o corpo para o surf e garantir que seu surf treino seja mais seguro. 

3) Estabilidade: Para os surfistas é crucial que todas as articulações possam estabilizar antes de qualquer movimento e/ou esforço. Trabalhar em equilibro com os músculos usando estabilidade exerce antes de tudo o desenvolvimento da propriocepção.

4) Força: Apesar de manter uma boa estabilidade e uma boa postura, fortalecer o corpo com movimentos específico para o surf são fundamentais, movimentos funcionais específicos do esporte criam os fundamentos básicos de força, o surf combina movimentos de explosão com resistência.

5) Por último: O objetivo de um treinamento especifico é fortalecer o corpo para as demandas do surf dentro da água. As exigências do surf moderno exigem giros, impactos e explosão que exigem um corpo em perfeito funcionamento, então faça o que for preciso para manter seu corpo em grande forma.

 

O projeto Preparasurf conta com o apoio da HB – Hot Buttered, Rusty, Freestyle Watches e Nias Tour.

Esteja preparado para quando o swell entrar!

Para saber mais, visite www.preparasurf.com.br e entre em contato no email preparasurf@yahoo.com.br

Voltar

Contato

Preparasurf - Preparação Física para Surfistas

(11)99626-2133

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode