SEGURANÇA NO SURF

09/04/2014 15:01

Boas maneiras e ética no surfe

Muito se fala em localismo e prioridade no surf, mas devemos mesmo atentar para a segurança dentro do esporte para assim, evitarmos problemas.

Aprender as regras de segurança no surf irá garantir para muitos, anos de divertimento e evitar muitos acidentes com outros surfistas na água.

Veremos aqui um pouco sobre segurança.

As pranchas de surf (de qualquer tamanho e tipo) podem ser potencialmente perigosas se elas entrarem em contacto com seu usuário ou outros surfistas. Em outras palavras, quando elas atingem qualquer parte do corpo podem machucar sério.
Prioridade: As ondas em sua formação têm um pico.

Esta é a parte da onda que vai quebrar primeiro e também a mais vertical de toda a linha da onda. O surfista mais perto desta parte da onda tem o direito a ela. A razão é porque se surfa do pico para a praia, ou seja, “fugindo” das espumas. O pico é que vai ditar em que direção se vai na onda (direita ou esquerda).
Portanto se outro surfista estiver remando no pico da onda, esta será dele. Se pegar a onda (dropar) à frente dele e ele colidir ou passar por cima, a culpa será sua. Lembre-se que pranchas de surf não tem freio e por isso não devemos pegar as ondas em que já haja um surfista nela, isso poderá ser considerado uma forma de desrespeito para com os outros surfistas e potencialmente muito perigoso.

Atravessando a arrebentação: Quando estiver remando para fora atravessando a arrebentação, se tiver que ultrapassar uma onda em que alguém estiver surfando, reme para a espuma. Isto significa que vai ser pego pela espuma e vai ter que passar por baixo dela. Para ultrapassar uma onda em que alguém vem surfando não tente remar pela frente do surfista a não ser que tenha a certeza de que vai estar a pelo menos 6 metros à frente dele.
Surfando entre banhistas: Procure sempre não surfar onde haja uma concentração de muita gente porque expões-se facilmente aos acidentes e “atropelamentos”, colocando em risco a segurança de banhistas e surfistas. Em águas rasas sempre há uma concentração maior de crianças.

Para iniciantes: Uma vez começando no esporte, surfistas iniciantes não precisam de uma onda perfeita.

As melhores e maiores ondas não são um grande segredo e geralmente estão superlotados por surfistas mais experientes. Se um iniciante se aventura nestes locais e começar a cometer erros, põe sua vida e dos outros surfistas em risco, logo os outros surfistas não vão ficar contentes. Em locais com mais ondas poderá haver correnteza, procure outras ondas na praia, onde possa ficar longe da confusão do vai e vem dos surfistas e poderá aprimorar as técnicas sem maiores problemas. Desta forma todos poderão continuar a apreciar a pura alegria de surfar.

 

O projeto Preparasurf conta com o apoio da HB – Hot Buttered, Rusty, Freestyle Watches e Nias Tour.

Esteja preparado para quando o swell entrar! Agende hoje mesmo seu treino. 

Voltar

Contato

Preparasurf - Preparação Física para Surfistas

(11)99626-2133

© 2013 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode